Os Bonecos das Maltezas, são um espetáculo de títeres tradicionais que explora uma fusão entre a tradição popular e a ciência, sendo o tema deste primeiro Auto do Universo, o Sistema Solar.

Personagens de carácter popular como o Mestre-Salas, e o Padre Chancas interagem com outras personagens, reais da história da ciência: Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Tycho Brahe, Kepler, Newton, Einstein, para em conjunto explicarem e contarem a evolução das várias e diferentes teorias da constituição do Sistema Solar.

O projeto “Bonecos das Maltezas; títeres de Ciência” visa criar uma série de espetáculos com conteúdos científicos e tecnológicos utilizando títeres tradicionais como forma privilegiada de transmissão de conhecimentos.
Faz-se a fusão de uma forma inovadora entre a tradição artística popular e a ciência atual, promovendo a descentralização e dinamização da oferta cultural, corrigindo as assimetrias regionais e potenciando o desenvolvimento turístico, económico e de qualificação.
Enquanto ferramenta de divulgação da atividade artística com linguagem científica, os “Bonecos das Maltezas” são uma criação que cruza duas vertentes de conhecimento: o popular/tradicional e o científico.
Foi através dos Bonecos de Santo Aleixo, um género de teatro popular no Alentejo, que se inspirou a concretização desta fusão.

O objetivo principal é o de criar Autos com base em todos os cânones, mas de carácter científico, onde personagens “chave” como o Mestre Salas, convivem e interagem com outras personagens relevantes, cientistas de todas as épocas, responsáveis pelos vários avanços científicos que explicam desde o nosso estado atual de compreensão do Universo até ao Homem e.g. o texto do “Auto do Universo” será uma combinação de intervenções mordazes no linguajar escatológico do elemento mais “intenso”, o apresentador, o guia do espetáculo, o Mestre Salas, com um texto de carácter científico, onde não foram esquecidos nem os Planetas que o compõem.

ccvestremoz ect-uevora ict universidade cienciaviva cmestremoz ibermuseus