FEVEREIRO 2025

XVIII Congresso Nacional Cientistas em Ação

Car@s Professor@s e respetiv@s “Cientistas em Ação”,

Amig@s!

Dias 8, 9 e 10 de maio 2025, realiza-se o XVIII Congresso Nacional Cientistas em Ação, no Centro Ciência Viva de Estremoz - Convento das Maltezas - Espaço Ciência.

Com o intuito de reconhecer e privilegiar a troca de experiências e ideias entre os alun@s, a sua discussão e a importância fundamental do poder reconhecer-se que, afinal podemos estar errados sem que isso constitua um problema mas sim, a partilha entre pares.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Acompanhados pelo professor, podem participar alunos de todas as instituições de ensino (públicas e privadas) desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, individualmente ou em grupo (até quatro elementos – máximo permitido por grupo e inscrição).

O professor deverá proceder à inscrição do(s) alunos(s) em www.ccvestremoz.com até ao dia 4 de abril.

 

DATAS A RETER!

Inscrição no Congresso – até dia 4 de abril 2025

Envio de resumo para integrar o Livro de Resumos – até dia 11 de abril 2025

 

O QUE É?

Organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, pretende-se com o XVIII Congresso Nacional Cientistas em Ação fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

Com âmbito nacional, pretende-se assim promover o espírito científico dos jovens, através da realização de pequenos projetos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade. Terá ainda lugar, a atribuição de apoios vários aos três melhores trabalhos por níveis de ensino (1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secundário). Privilegia-se a comunicação científica, a qual é reflexo do trabalho realizado com o professor em sala de aula.

Em contexto de Congresso, esta comunicação é apresentada e defendida perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nível de escolaridade, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico!

 

O QUE FAZER?

Os trabalhos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta.

No entanto, ao ter-se optado pela Terra como tema central, de modo nenhum se limitam os projetos às disciplinas de Ciências Naturais, Biologia/Geologia. Com efeito, o funcionamento do nosso planeta só pode ser compreendido pela conjugação de várias ciências como a Física (e.g. forças), a Química (e.g. reações químicas), a Informática (e.g. modelar os fenómenos naturais) ou a Biologia (e.g. a evolução dos seres vivos não se fez à revelia da evolução do próprio planeta).

Os trabalhos devem ser acompanhados com um resumo, máximo de 2 páginas (consultar modelo na página do congresso), contendo os objetivos, materiais, métodos, resultados e discussões e, deverá ser enviado em formato digital até dia 11 de abril por forma a constar no Livro de Resumos 2025.

No Congresso, os trabalhos são apresentados pelos jovens cientistas, sob a forma de atividade experimental e/ou maqueta, acompanhados de uma comunicação oral (máximo de 15 min. por grupo).

 

Contactos email
Geral: congressocientistas@estremoz.cienciaviva.pt
Coordenação Pedagógica: ccvestremoz@uevora.pt
Logística: scampos@estremoz.cienciaviva.pt
Receção dos resumos: vsilva@estremoz.cienciaviva.pt
Webdesigner: epereira@estremoz.cienciaviva.pt

Contactos Gerais
Telf. +351 268 334 285 - 268 333 246 | Telm. 968 312 768 - 912 165 111
www.ccvestremoz.com > www.ccvestremoz.com/congresso-cientistas-em-acao

 

Consulte:

Ficamos ao Vosso dispor, como sempre, para qualquer esclarecimento complementar.
Até breve!
 
Espaço Ciência, Convento das Maltezas, telf.: 268 334 285 / 268 333 246 | tlm.: 968 312 768 / 912 165 111
ccvestremoz@uevora.pt | www.ccvestremoz.com
 

ccvestremoz - 2025