Informações | outubro 2021

EM DESTAQUE | Oferta Escolar 2021/2022

VOLTAMOS A ESTAR JUNTOS!!!

Os dois últimos anos foram tempos estranhos e difíceis para todos nós. O novo ano letivo entrou com a esperança de que finalmente venha a ser um ano em que estaremos de novo junto numa mesma sala... ou no campo...Esta é a vocação do CCVEstremoz... É isto que preferimos fazer.

A evolução da Terra vai continuar a ser o nosso foco principal...
Mas uma evolução encarada não apenas na perspetiva mais tradicional da Geologia, mas sim numa aproximação abrangente, onde a Tectónica de Placas, a Teoria da Evolução e os Processos Climáticos interagem numa perspetiva holística, fundamental para percebermos não só o passado e o presente do nosso planeta, mas também o seu futuro.

Uma visita ao CCVEstremoz ou a participação nas nossas atividades é a garantia de ultrapassar as barreiras rígidas dos curricula académicos. Com o CCVEstremoz a Geologia, a Física, a Biologia... Química e... a Geografia interagem na tentativa de explicar o Mundo onde vivemos.

Voltaremos a percorrer o país, com professores e alunos, procurando mostrar como os geólogos olham para as rochas decifrando a história da sua origem... uma história que nos leva a compreender o passado geológico de Portugal... Mas neste novo ano letivo, algumas dessas ações irão integrar uma componente de cartografia geológica, pois sem dúvida, muito do que sabemos da Geologia de Portugal resultou da elaboração das cartas geológicas.

Consulte a nossa oferta:
Ensino pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
3.º ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e outras Atividades

+ informações

 

Centro de FORMAÇÃO - CCVEstremoz

O Centro Ciência Viva de Estremoz é também um Centro de Formação de Professores.

Em 2021/2022 iremos continuar a apostar nas ações de formação, juntando sempre aos aspetos teóricos a componente prática.

Porque achamos que o ensino experimental das Ciências é fundamental, o CCVEstremoz tem organizado regularmente ações de formação para professores, estando neste momento certificado como Centro de Formação reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (nº CCPFC/ENT-NI-0164/20).

Consulte o nosso plano de formações.

+ informações

 

Congresso Jovens Investigadores em GeociÊncias - 10 Anos

O CJIG FAZ 10 ANOS E CELEBRA A CARTOGRAFIA GEOLÓGICA...

VEM CONNOSCO PARA ALJEZUR

10 anos em que os alunos de geociências de todas as universidades do país puderam apresentar os trabalhos de investigação realizados durante os seus estudos.

10 anos em que puderam discutir as suas ideias num ambiente informal, não só com outros estudantes, mas também com vários geólogos que têm apoiado esta iniciativa.

10 anos em que, a componente de campo não foi esquecida pois sempre houve a preocupação de complementar as apresentações orais com uma saída de campo que mostrasse aos participantes um pouco da Geologia de Portugal.

Este ano resolvemos mudar o formato, vamos fazer cartografia geológica!

Durante 4 dias convidamos-te a fazer CARTOGRAFIA GEOLÓGICA NA REGIÃO DE ALJEZUR!

+ informações

 

CCVEstremoz Fora de Portas

Exposição ÓÊ - Histórias de Ciência

Muitas vezes temos dos cientistas a ideia de pessoas mais ou menos extravagantes que, fechados nos seus laboratórios, desenvolvem teorias sobre coisas que não percebemos e que nunca utilizamos.

Não é possível negar que em alguns casos, normalmente muito mediatizados, a realidade não andará muito longe. Mas, basta olhar com atenção para o nosso dia a dia para vermos que a nossa vida seria bem diferente sem os enormes contributos da Ciência.

Até 15 de novembro de 2021, visite ÓÊ - Histórias de Ciência, na Biblioteca Municipal Laureano Santos, em Rio Maior.

 

Os Dinossáurios Vão ao Museu do Quartzo

Os dinossáurios estão no Museu do Quartzo em Viseu? E um Megalodonte também?
Mas, então, os dinossáurios não estão extintos?

O quê? No Museu do Quartzo em Viseu há plantas do tempo dos dinossáurios?
Pode lá isso ser? Já devem estar todas podres… Ou será que não estão?

E antes de serem dinossáurios eles foram peixes? E eu também?

Até 31 de dezembro, descobre a resposta para estas e muitas outras perguntas sobre dinossáurios e outras extinções no Museu do Quartzo em Viseu.

+ informações

 

FIC.A - Festival Internacional de Ciências 2021

"Um festival surpreendente que nasce na ciência e tecnologia desenvolvidas em Portugal e se projeta para o mundo de forma pioneira, com uma forte aposta na educação, cultura e arte."

Decorre em Oeiras, de 12 a 17 de outubro no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, o Festival Internacional de Ciência 2021.

Nos dias 16 e 17 de outubro o CCVEstremoz, estará presente com a atividade "Energia a Pedalar". Neste espaço, existem 5 bicicletas, cada uma associada a mecanismos diferentes, permitindo simular a utilização de energias renováveis.

Será que conseguimos carregar o nosso telemóvel?

Visitem-nos para descobrir a resposta!

+ informações

 

ccvestremoz - 2021