Informações | Julho de 2020

EM DESTAQUE |  CiÊNCIA viva no verÃo 2020 

EstÃo abertas as inscriÇÕes para mais uma ediÇÃo

A 24.ª edição da Ciência Viva no Verão é uma edição especial que destaca o projecto Circuitos Ciência Viva, cujo lema é “Deixe-se guiar pela curiosidade!”.

Nestas férias conheça Portugal com cultura e ciência, sempre na companhia de especialistas: são mais de 200 acções, em 500 datas, por todo o país, organizadas por Centros Ciência Viva, associações científicas, autarquias e empresas.

Visitas nocturnas de exploração dos Jardins do Bom Jesus, em Braga, passeios de moliceiro à descoberta dos tesouros naturais da Ria de Aveiro, visitas a uma das maiores jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica, em Vale de Meios, percursos no Aqueduto das Águas Livres, passeios de caiaque à descoberta da Ria Formosa e descidas à Mina de Sal-Gema Campina de Cima, em Loulé, são algumas das acções a decorrer entre 15 de Julho e 15 de Setembro.

Conheça e inscreva-se nas actividades promovidas pelo Centro Ciência Viva de Estremoz aqui!

 

+ informações

Circuitos CiÊncia Viva - Campanha de verÃo!

Quer ir de férias com 20% de desconto?

Visite um dos 21 Centros Ciência Viva do país, compre o Kit Circuitos Ciência Viva e usufrua de imediato do seu desconto.
Kit Circuitos Ciência Viva: um cartão, uma app e um guia para a família.
Durante um ano, entre gratuitamente nos 21 centros e usufrua de descontos em mais de 200 parceiros.

Ainda com dúvidas?

www.circuitoscienciaviva.pt

Siga-nos no Facebook e Instagram e não perca as sugestões diárias propostas pelos Centros Ciência Viva e pelos nossos parceiros.

+ informações

 

Estremoz com CiÊncia...

Porque estamos todos cansados de estar "fechados em casa", preparámos várias visitas no exterior… venha connosco!

1. Pedreira de extração de Mármores

Visite uma exploração de mármores em laboração, onde se dá destaque aos processos associados à génese das litologias presentes, a sua relação com a topografia da região; os processos de exploração desta rocha ornamental assim como os problemas sociais, económicos e ambientais inerentes à indústria extrativa.

2. Por que estão os castelos onde estão? O exemplo de castelo de Estremoz

A torre do castelo de Estremoz ergue-se a mais de 20 m de altura, desafiando a paisagem envolvente. Construída em mármore, do seu alto, é possível avistar as escombreiras das pedreiras da região, cuja pedra de cor alva transportou o nome da cidade aos quatros cantos do país. Mas de que modo a história de uma região pode ser influenciada pelas rochas que nela afloram? Poderá a Geologia explicar o traçado da cidade, o desenho das suas muralhas, ou mesmo as lendas que sobre ela se entretecem? Entre apontamentos científicos e históricos, desafiamo-lo a embarcar nesta aventura connosco: a pé, pelas ruas e espaços estremocenses.

3. Por que não vir visitar o nosso Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz de bicicleta, com a família e os amigos? *

Esta é a forma ideal de conhecer os bonitos campos do concelho de Estremoz, ao mesmo tempo que descobre mais sobre o universo onde vivemos… Nesta visita temos várias possibilidades consoante a sua disponibilidade:
modalidade 1 (dificuldade > fácil) - Do Sol até Júpiter… e volta
5,5 km de extensão e cerca de 3 horas de duração.

modalidade 2 (dificuldade > moderada) - Do Sol até Neptuno… e volta
30 km de extensão e cerca de 4,5 horas de duração.

modalidade 3 (dificuldade > árdua)
Do Sol até Plutão… e volta
65 km de extensão e 8,5 horas de duração.

* Há a possibilidade de alugar bicicletas no CCVEstremoz.
Todas estas modalidades podem ser feitas com ou sem o apoio, parcial ou integral de um Comunicador de Ciência do CCVEstremoz.

Para que possamos servi-lo melhor é sempre preferível que faça a marcação da sua visita por telefone, assim poderemos adaptar melhor as suas necessidades às novas medidas de segurança.

+ informações

 


ccvestremoz - 2020