PORTUGAL DE ANTES DA HISTÓRIA VOLUME II de RUI DIAS
DOS MAPAS ESTÁTICOS A UMA GEOLOGIA DE PORTUGAL DINÂMICA
uma homenagem a todos os "fazedores" e "fazedoras" de mapas geológicos que andaram a subir e descer as encostas deste país pois, sem eles, muito pouco saberíamos da evolução geológica de Portugal.
 
O tempo geológico é longo... muito longo!
 

Em Dezembro de 2019 foi lançado o primeiro volume da trilogia PORTUGAL DE ANTES DA HISTÓRIA, da autoria de Rui Dias docente na Universidade de Évora, onde se discutiam os processos geológicos considerados fundamentais para compreender a evolução geológica de Portugal. Estava então previsto que um ano depois estaria a ser apresentado o segundo volume, onde esta evolução seria abordada através da interpretação de mapas geológicos reais.
Estava também previsto que este segundo volume seria bastante mais pequeno e teria menos figuras que o primeiro. Mas depois, as páginas e os desenhos começaram a acumular-se... a acumular-se... e só pararam nas 540 páginas e 290 figuras originais, tornando-o cerca de 20% mais extenso que o volume anterior.

É este segundo volume que vai ser apresentado no próximo dia 15 de Abril, pelas 15:30 horas no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa.

A aposta que é feita nos mapas geológicos, neste segundo volume, não foi por acaso...

There is no substitute for the geological map and section - absolutely none. There never was and there never will be. The basic geology still must come first - and if it is wrong, everything that follows will probably be wrong. Wallace, 1975, Mining Engineering, 27, 34-36

Por isto, este segundo volume é ao mesmo tempo, um manual de cartografia geológica e de geologia de Portugal. Mas, um manual que, pela forma como está escrito e ilustrado torna estes assuntos, frequentemente considerados "complicados" acessíveis a qualquer possuidor de conhecimentos básicos de geologia.

Tal como aconteceu com o primeiro volume desta trilogia, após a apresentação todas as imagens poderão ser obtidas livremente na página do projecto:

 

www.portugal-de-antes-da-historia.uevora.pt

 

É também aqui que vão poder ser descarragados os blocos diagrama de 13 regiões de Portugal.
Será uma forma inédita de visualizar a geologia do nosso país a três dimensões... basta cortar... dobrar... e... colar...

Mas este não é um livro só de mapas. Tal como acontece no primeiro volume, também aqui existem alguns textos, aparentemente deslocados considerados À MARGEM... DE CERTA MANEIRA!, mas que são importantes para esclarecer alguns aspectos essenciais para a compreensão da geologia de Portugal.

É um destes textos que partilhamos hoje... HÁ XISTOS E XISTOS E... OUTROS QUE NEM TANTO...

Neste texto, um grupo de colegas e amigos especialistas em diferentes áreas das geociências (e.g. geologia estrutural, sedimentologia ou petrologia metamórfica), mas também da lexicologia, reflectem sobre uma tradução do termo shale alternativa ao de xisto argiloso.

Esta não é uma simples questão linguística, pois xisto argiloso mistura processos geológicos distintos criando confusões desnecessárias. Por considerarmos este assunto fundamental para o ensino da geologia, optámos por distribuir esta parte do livro de uma forma aberta, basta clicares na imagem abaixo...

É este o livro que irá ser apresentado no próximo dia 15 de Abril na Academia das Ciências de Lisboa, onde irá estar também patente uma EXPOSIÇÃO DE BLOCOS DIAGRAMA que permitirão aos visitantes observar a geologia de algumas regiões de Portugal de uma forma tridimensional.

E, porque um livro só cumpre o seu destino quando se começa a cruzar com os seus leitores, no dia 15 de Abril será um prazer estarmos com todos os que quiserem deambular connosco a olhar para a geologia de Portugal a 3D ou... apenas a conversar reavivando velhas amizades... aqui fica o nosso convite.

Aparece! a equipa do CCVEstremoz

 

 

mais informações:
Espaço Ciência, Convento das Maltezas, telf.: 268 334 285 / 268 333 246 | tlm.: 968 312 768 / 912 165 111
ccvestremoz@uevora.pt | www.ccvestremoz.com
 

ccvestremoz - 2023