“Bonecos das Maltezas, títeres de Ciência” é o casamento perfeito entre uma das mais antigas formas de transmissão de conhecimento, a arte popular na forma de teatro itinerante e a mais recente tecnologia, o ensino experimental das Ciências.

Aristóteles, Ptolomeu, Newton e Galileu, entre outros, explicam alguns dos princípios básicos da Ciência sob a forma de marionetas de madeira. É um projeto que visa criar um conjunto de espetáculos utilizando a tradição da arte popular dos títeres com conteúdos científicos e tecnológicos como forma privilegiada de transmissão dos conhecimentos.

Os textos apresentados sob a forma de Autos de Ciência “Auto do Universo” e “Auto da Evolução” são comunicados ao público através de espetáculos, e serão também apresentados em vários suportes (curtas-metragens, livros, pasquins entre).
Os conteúdos científicos a produzir com este projeto são de três naturezas distintas, mas complementares entre si, o que tem a vantagem de permitir maximizar os resultados do esforço realizado: a) Os espetáculos dos “Bonecos das Maltezas”, b) Workshops, c) Imprensa escrita, diária, periódica e internet.

O projeto "Bonecos das Maltezas; Títeres de Ciência", tem como área os cruzamentos disciplinares, visto incluir atividades de várias áreas: o teatro, a música, as artes plásticas, a ciência e a tecnologia, numa interseção multidisciplinar. Articulam-se ainda as artes com outras áreas setoriais, como sejam a educação não-formal, a ciência e tecnologia, o turismo e a cultura. Aposta-se na inovação e na descentralização da oferta cultural, promovendo vários instrumentos de desenvolvimento.

ccvestremoz ect-uevora ict universidade cienciaviva cmestremoz ibermuseus