Copérnico - Cheguei a escrever livros com as minhas propostas sobre os movimentos celestes: Revolutionibus Orbium Coelestium!!
Mestre Sala - Ehh.. Isso é alguma doença magana? Sobre o Sistema Solar em Auto do Universo

Nicolau Copérnico foi um astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria Heliocêntrica do Sistema Solar.

A sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a Teoria Geocêntrica que vigorava (considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.
A teoria do modelo heliocêntrico, a maior teoria de Copérnico, foi publicada no seu livro "Da revolução de esferas celestes", durante o ano de sua morte, 1543, no entanto, ele havia desenvolvido sua teoria algumas décadas antes.
O livro marcou o começo de uma mudança de um universo geocêntrico, ou antropocêntrico, com a Terra no seu centro.
Copérnico acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em torno de um Sol fixo todo ano e que girava em torno de seu eixo todo dia.
Ele chegou a essa explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios corretamente, através da lenta mudança da posição do eixo rotacional da Terra; também deu uma clara explicação da causa das estações: O eixo de rotação da terra não é perpendicular ao plano de sua órbita.
Na sua teoria, Copérnico descrevia mais círculos, os quais tinham os mesmos centros, do que a teoria de Ptolomeu (modelo geocêntrico). As principais partes da teoria de Copérnico são Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos); O centro do universo é perto do Sol; Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas; A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo; O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra; A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.

ccvestremoz ect-uevora ict universidade cienciaviva cmestremoz ibermuseus