Os bonecos, construídos de raiz para o propósito deste projeto, são feitos com as mesmas técnicas e os mesmos materiais utilizados desde sempre pelos titereiros originais: madeira (cabeça, pés e algumas mãos), cortiça (corpo) e pano (roupas e ligamentos dos membros ao corpo do boneco).
Para esse efeito foi contactado o artesão Mestre Rolo, conhecido pela sua arte de trabalhar a madeira e por ter recriado os bonecos, ainda hoje utilizados pela família de bonecreiros do Centro Dramático de Évora - CENDREV- para supervisionar, ensinar e transmitir a sua arte e os seus conhecimentos.

Os "Bonecos de Santo Aleixo", fonte de inspiração onde foram beber os “Bonecos das Maltezas” são títeres de caracter popular de manipulação superior.
Dentro dos diferentes tipos de marionetas existentes, este género enquadra-se na categoria das "marionetas de varão". São assim denominadas porque a sua manipulação é feita através de um varão que pode estar preso numa argola fixa à cabeça do boneco, para dar maior movimento ou ao varão, por vezes arame, a atravessar a cabeça e corpo do títere.

ccvestremoz ect-uevora ict universidade cienciaviva cmestremoz ibermuseus