O carácter inovador do projeto assenta numa perspetiva de transmissão às gerações futuras, à recolha junto de gerações passadas, através de meios escritos e multimédia, de uma manifestação cultural característica deste território “Alentejo” e que tem na transmissão oral e casual as suas principais características.

A pertinência e o impacte do projeto “Bonecos das Maltezas; títeres de Ciência” está intimamente ligada não só ao carácter inovador dos conteúdos produzidos mas também com a diversidade em termos de forma desses mesmos conteúdos.
Este projeto apresenta uma série de produtos suscetíveis de terem um significativo impacto económico a nível local e regional; Com efeito, tendo em conta as experiências da entidade Centro Ciência Viva de Estremoz, os produtos propostos aparecem como tendo todas as condições para atraírem a atenção de vários milhares de pessoas o que se refletirá no tecido económico da região.

Pensa-se que o projeto irá contribuir, de uma forma decisiva, para o desenvolvimento cultural e intelectual da região numa perspetiva de médio e longo prazo, na medida em que permite a passagem pelos tempos de uma forma de manifestação cultural em risco de se perder, não só pela sua forma de transmissão essencialmente oral mas também porque é a população mais idosa que desenvolve esta forma de manifestação cultural.
Este é um projeto que complementa a atividade cultural, nomeadamente turística do concelho, através da preservação e divulgação da cultura popular.

ccvestremoz ect-uevora ict universidade cienciaviva cmestremoz ibermuseus