Todos os resultados que se esperam alcançar, em função da adequação aos públicos, das equipas, das parcerias e comunicação passam naturalmente pela execução de todos os objetivos a que nos propomos, esses serão os melhores e mais corretos indicadores da adequação efetiva do proposto.

Os bonecos são feitos de materiais orgânicos; a cabeça é esculpida em madeira, tal como as mãos de todas as personagens principais; o corpo é feito em cortiça. O facto da madeira ser dura tem, para além da preservação, outra finalidade, ouvir-se o bater dos pés das personagens no chão do retábulo, dando, por exemplo, ritmo aos bailinhos executados pelos títeres.

Quanto aos impactos ambientais, embora a generalidade das atividades propostas não sejam diretamente relacionados com esta temática, o facto deste projeto ser um importante contributo para a melhoria da cultura popular e da cultura científica e tecnológica, acaba necessariamente por ter algumas repercussões a nível da melhoria da forma como as pessoas vêm as questões ambientais.

Promove-se a pesquisa, a experimentação, a criação e a inovação artísticas, atualizando e consolidando o tecido profissional, com incidência no Alentejo, salienta-se ainda, a produção artística em rede, recorrendo, por exemplo, à Rede Nacional de Centros de Ciência Viva, aos Teatros municipais/ Centros Culturais e como não poderia deixar de ser às Escolas locais numa primeira fase e nacionais numa segunda fase.

Finalmente, no que se refere à igualdade de oportunidades, uma das principais mais-valias deste projeto é o seu enorme contributo para diminuir as diferenças de oportunidades entre: litoral / interior; centros urbanos principais / pequenos centros; zonas urbanas / zonas rurais; Alto Alentejo / Alentejo Central (ou até mesmo Área Metropolitana de Lisboa).

ccvestremoz ect-uevora ict universidade cienciaviva cmestremoz ibermuseus